*Óleos essenciais de Grapefruit

 

leos-essenciais-dos-frutos-43630425

Os óleos essenciais são naturais, voláteis, extremamente concentrados. Penetram em nosso organismo através do sistema respiratório (inalação, aroma, e spray ambiental) e da pele diluídos em bases vegetais (massagem, banho, compressas, escalda pés, pós-banho, pós-depilatório) sendo completamente absorvidos pelo organismo. Devido à riqueza de componentes químicos, possuem diversas propriedades terapêuticas que nos beneficiam aumentando o nosso sistema imunológico e são excelentes preventivos de doenças. Os componentes químicos de cada óleo essencial estimulam a produção das substâncias responsáveis pela recuperação e equilíbrio da nossa saúde física, mental, emocional e energética.

Óleo de Grapefruit

As culturas mais antigas valorizavam os benefícios terapêuticos dos óleos de plantas aromáticas. A antiga literatura védica da Índia e os textos históricos da medicina chinesa documentam a importância dos óleos aromáticos para a saúde e para a espiritualidade.

Registros procedentes do Oriente mostram que destilarias primitivas já eram empregadas há 5.000 anos, embora provavelmente produzissem loções em vez de óleos essenciais.

Hipócrates, considerado “o pai da medicina”, utilizava fumigações aromáticas para erradicar a praga de Atenas, e os soldados romanos se fortaleciam em banhos aromáticos e massagens. No entanto, as tradições aromáticas mais interessantes pertencem aos antigos egípcios. Médicos do mundo todo iam ao Egito aprender a cura pelos aromas com os mestres de então.

Diz-se que o grapefruit foi introduzido nas Antilhas por um capitão chinês chamado Shaddock. O capitão era apaixonado pelo fruto e dizia sempre que ele era capaz de fazer maravilhas no corpo, principalmente na pele. Depois disso o cultivo do fruto se espalhou e hoje os EUA, a África do Sul e Israel são os principais produtores da fruta, que em alguns lugares ainda é conhecida como “fruto de Shaddock”.

Considerado na aromaterapia da classe dosóleo energizantes, o óleo essencial de grapefruit é muito singular, com sua cor amarelo-claro e suas notas cítricas e bem definidas. A extração dele ocorre por meio de prensagem a frio da casca, onde cada quilo de casca rende 10 gramas de óleo.

Indicações e benefícios

São várias as indicações de uso do óleo de grapefruit, devido a grande gama de benefícios que ele traz e as formas variadas em que ele pode ser utilizado. As aplicações mais comuns dos tratamentos com o óleo são nos casos de combate e prevenção da celulite, melhora nos quadros de depressão, ansiedade e estresse, problemas de fígado e cansaço mental.

Pessoas com cansaço muscular, falta de apetite, dor de cabeça e TPM também devem fazer uso do óleo, que causa um relaxamento capaz de amenizar esses problemas. Em casos de obesidade o óleo também é indicado, pois ele estimula o metabolismo, aumentando o gasto de energia.

Quem tem pele oleosa ou machada pode usar o óleo, que além de suavizar a pele deixa ela mais tonificada. Assim como todos os óleos essenciais cítricos, após o uso do óleo de grapefruit sobre a pele, a exposição ao sol só deve acontecer depois de passadas 24h, para evitar possíveis manchas.

Em cosméticos, a sua concentração varia de 0,5 de 2% conforme se segue:

Produtos corporais até 2%

Produtos para celulite 1,5 %

Produtos para drenagem linfática de 0,5 a 1%

Contra indicações:

Estudos científicos evidenciam que a fruta como o óleo, quando ingerido, aumentam a biodisponibilidade de medicamentos comerciais. A interação diretamente com as enzimas hepáticas CYP3A4 assumindo papel de extrema importância na biotransformação de fármacos.

Exemplificação:

1 copo de suco de grapefruit triplica os níveis de sinvastatina no sangue causando danos aos rins.

Sugestões de uso

Aroma ambiental – Use em aromatizadores e réchauds e deixe sua casa com um cheiro muito agradável. Leve em conta o tamanho da casa ou do ambiente, misture um pouco de água e coloque 01 gota para cada 03 metros cúbicos.

Banho de imersão – Tenha a sensação de relaxamento típica do banho de imersão multiplicada por 10: use 06 gotinhas do óleo diluídas em água ou leite.

Compressas – Faça compressas frias ou quentes e acrescente 2 a 3 gotas do óleo.

Massagem – Misture 30 ml de algum óleo vegetal com 15 gotas do óleo essencial de grapefruit e massageie seu corpo por no mínimo dez minutos.

Em loções – Para cada 120 ml de loção corporal você pode acrescentar 45 gotas do óleo essencial. Isso facilita a aplicação, mas você deve ter cuidado para não tomar sol e ficar manchada.

Conclusão:

Concluindo o seguinte trabalho percebemos que a conservação, as falsificações e adulterações podem levar ao descrédito da eficiência terapêutica dos óleos essenciais, bem como levar a processos de intoxicações. O óleo essencial pode degradar se não for adequadamente conservado ao abrigo da luz, em temperaturas entre 4 e 20°C e em recipiente inerte ( vidro, aço inoxidável, ou polímero inerte) . A característica da degradação é a alteração do aroma e o aumento da viscosidade, quando se dá o processo de resinificação, ou seja, o óleo essencial se torna resinoso. A falta de higienização dos utensílios por substâncias diversas ocasionará na degradação do óleo essencial.

Curiosidade:

O óleo essencial de Pomelo Grapefruit Citrus Paradisi, possui os componentes presentes em quantidades mínimas de traços, determinando o seu aroma característico, diferenciando – o dos demais óleos de frutas cítricas. Em todos os óleos de frutas cítricas o constituinte D- limoneno ( 80 a 95% ), não é a principal diferença e sim sua minúscula quantidade.

 

Referência Bibliográfica:

 

ROBERT, Tisserand. A arte da aromaterapia. Ed. Roca. 13° ed. 1993.

 

MARCEL, Lavabre. Aromaterapia a cura pelos óleos essenciais. Ed. Nova Era. 6° ed. 2005.

 

LOMAZZI, Guiliana. Aromaterapia – Bem estar. Ed. Bem Estar. 1° ed. 2006.

 

GASPAR, Eneida Duarte. Aromaterapia: Uso Terapêutico das essências vegetais. Ed. Pallas. 3° ed. 2007.

 

WOLFFENBUTTEL, Adriana Nunes. Base da química dos óleos essenciais e aromaterapia. – Abordagem Técnica e Científica. Ed. Roca. 1° ed. 2010.

 

*Trabalho em apresentado por Maria Marli de Oliveira à disciplina Aromaterapia do curso de Estética e Cosmetologia do Centro Universitário Augusto Motta. Solicitado pela Professora Martha Fonseca no 2° semestre de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário