O uso da Alta Frequência na estética

alta-freqencia

Alta frequência é uma técnica em que se utilizam vários modelos de eletrodos de vidro com uma corrente alternada de frequência alta. Ao passar por esses eletrodos, no seu interior existe um gás com propriedades físico-químicas que facilita a transmissão dessa alta voltagem para o outro extremo do eletrodo, esses gases podem ser: árgon, neônio ou xênon, o meio condutor entre a bobina e o cliente, ioniza as moléculas deste gás, produzindo um campo eletromagnético que produz o gás ozônio, na parte externa do vidro.

(Ozônio = O3 – gás instável composto por três átomos de oxigênio)

O uso incorreto de alta frequência pode causar queimaduras. Apesar de parecer inofensivo, por se tratar de uma corrente alternada, ou seja, ora positivo, ora negativo, e onda eletromagnética, as oscilações de polos positivo e negativo são muito rápidas, transformando a energia eletromagnética em calor.

PARA QUE SERVE?

Tem efeito térmico: que atua no metabolismo celular, produzindo um aumento do mesmo, e melhora da oxigenação celular, isso se deve pela vasodilatação e consequentemente ao aumento do fluxo sanguíneo.

Vasodilatador: através do estímulo da circulação periférica, causando o efeito hiperemiante (vermelhidão).

Bactericida: elimina bactérias anaeróbias.

Bacteriostática: diminui a proliferação de bactérias aeróbias.

Fungicida: eliminação de fungos. Ex.: Tinea captis.

Oxigenante: melhora a oxigenação tissular (da pele). É estimulante, pois há aumento da circulação sanguínea.

Homeostático: (cauteriza e cicatriza) – estancando o sangramento.

Ação Antiinflamatória pelo aumento do fluxo sanguíneo, pois aumenta a presença dos elementos de defesa do sangue na área de lesão.

INDICAÇÕES

Pós limpeza de pele, complemento de hidratação e revitalização facial, desinfecção do couro cabeludo, pósdepilação, tratamento de foliculite, melhora da psoríase, para tratamento de frieiras e micoses na podologia, após fazer as unhas na manicure, tratamento de peticulose (piolho).

CONTRAINDICAÇÕES

Portadores de marcapasso que pode sofrer algum tipo de influência em seu funcionamento, neoplasias (câncer), pessoas cardíacas, problemas na tireoide, gestantes (principalmente nos 3 primeiros meses de gestação, pois pode haver problemas com o feto – é prudente que a fisioterapeuta grávida evite usar o aparelho nas clientes), aparelhos Auditivos devem ser removidos durante a sessão. Se submetidos à estimulação elétrica, os aparelhos auditivos podem sofrer danos e apresentar irregularidades de funcionamento,pessoas com distúrbios de sensibilidade, epiléticos, diabéticos descompensados, pele com cosméticos inflamáveis, portadores de pinos ou placas metálicas no local da aplicação. (OBS: Tomar cuidado com pessoas portadoras de rosácea, ou que tenham extrema sensibilidade ao calor.)

Antes de aplicar o aparelho no cliente, explique o que ele sentirá, para que o aparelho serve e explique que o cheiro que sentirá é do ozônio. Sempre respeite a sensibilidade do seu cliente, nunca coloque uma intensidade muito grande. Lembre – se de que você não precisa de um intensidade grande para se obter os benefícios do aparelho.

DICAS PARA UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DO APARELHO

– Higienize os eletrodos com um papel, ou pano limpo com álcool a 70% sempre que usar de um cliente ao outro. (observe quando for higienizar se o aparelho não está ligado, pois se passar o álcool com ele funcionando pode gerar fogo e causar queimaduras.)

– Não utilize o alta frequência sobre a pele se estiver com algum produto inflamável.

– Depois de um certo tempo de uso, os eletrodos podem perder um pouco do gás que fica dentro dele. Se você aumentar a intensidade no aparelho e o eletrodo continuar fraco, verifique se não é o eletrodo que perdeu o gás e basta comprar outro efetuando a troca.

Agora, se seu eletrodo é novo pode ser que seu aparelho esteja descalibrado, leve – o à assistência técnica correspondente.

Leve seu aparelho de tempos em tempos para verificar se a calibragem dele está boa. Um aparelho descalibrado pode provocar choques nos clientes.

Leia o manual que acompanha o aparelho e faça cursos disponibilizados pela empresa que vendeu o aparelho.

Deixe um comentário