Pele morena e negra: aprenda a cuidar

Vestido - Triya; Brincos - Xongani (Foto: Paulo Vainer)

Santa melanina! Sim, ela deixa a pele negra mais resistente, mas isso não significa que ela não precisa de cuidados, sabia? A pele morena e negra, abençoada pela melanina em abundância, é linda e vibrante, mas o maior erro é achar que só por ela ser mais resistente não precisa de tantos cuidados. “Esse tipo de pele pode sofrer com manchas escuras, olheiras e excesso de oleosidade. Protetor solar, limpeza adequada e hidratação na medida são indispensáveis”, garante a dermatologista Inaê Cavalcanti (SP).

A seguir, aprenda o que fazer e do que correr se a sua pele é morena.

Equilíbrio Ao mesmo tempo em que a pele negra tem a tendência de ser mais oleosa, é muito fácil ressecá-la, o que dá um aspecto acinzentado. Por isso, tenha em mãos um protetor solar específico para o seu tipo de pele que também tenha a função de hidratar. Sabonetes líquidos desengordurantes devem ser usados de manhã e à noite .

Atenção extra – pés, joelhos e cotovelos costumam ser mais ressecados, por isso invista em um creme esfoliante de uso diário. Em seguida, aplique um hidratante poderoso, feito para essas regiões.

Queloides Quanto mais melanina na pele, maior o risco de desenvolver queloide no processo de cicatrização de feridas e cirurgias. Queloides nada mais são do que uma cicatrização exagerada, que forma uma fibrose, um alto relevo. “A melhor saída é evitar a formação e não esperar que ele apareça para tratá-lo”, explica a dermatologista Carla Góes (SP). Os tratamentos vão de curativos oclusivos a base de corticoide à betaterapia, feita em hospital. Só um dermatologista pode avaliar do que você precisa.

Pelos encravados Os pelos na pele escura geralmente nascem inclinados e não a 90 graus, o que aumenta as chances de encravamento. “Como não tem como mudar a direção, a melhor indicação é diminuir de forma duradoura o crescimento”, recomenda a dra. Carla.

Você pode, sim, abandonar a lâmina e a cera investindo na depilação a laser. Mas cuidado, pois não são todos os tipos que podem ser aplicados.

Exposição ao sol Você pode matar a mulherada de inveja por ficar com essa cor linda em cinco minutos, mas o protetor solar é tão importante para você quanto para qualquer pele clara. “Embora seja mais resistente, pode sofrer queimaduras e sentir os efeitos da radiação no envelhecimento e aparecimento do câncer de pele”, diz a dermatologista. Por isso, use filtro com FPS 30 pelo menos, todos os dias. Acne Os cravos e espinhas adoram as peles morenas. Para acabar logo com eles e evitar a formação de manchas, tenha sempre a mão um bom secativo a base de ácido salicílico e garanta que o seu arsenal de beleza diário seja todo específico para peles acneicas.

Garota de sorte – os fibroblastos, responsáveis pela formação de colágeno na pele, são mais ativos na pele escura e, isso significa sinais de envelhecimento demorando mais pra aparecer. Mas não precisa desencanar pra sempre de usar os cremes anti-idade, só pode ser um gasto pra começar mais tarde. Inclua-os na sua rotina quando aparecerem as primeiras linhas finas ou sinais de flacidez, o que costuma acontecer lá pelos 40 anos.

Manchas Acne, radiação solar, depilação, gestação e uso de anticoncepcionais podem causar manchas em qualquer tipo de pele. No caso das morenas e negras, a maioria dos ácidos podem ser usados para fazer peelings e tratamentos em casa com supervisão médica. Só a hidroquinona que não é uma boa escolha, porque pode deixar a pele acinzentada. Em consultório, vários tipos de laser são seguros para esse tom de pele. “O tratamento da pele negra deve ser feito com agentes menos agressivos. É mais demorado, mas mais satisfatório.”

Fonte:

http://revistaglamour.globo.com/Beleza/noticia/2015/11/pele-morena-e-negra-aprenda-cuidar.html

Deixe um comentário