Você sabia que existem dois tipos de pré-shampoo com efeitos praticamente opostos? Descubra qual deles é a melhor opção para o seu cabelo

 

Você já ouviu falar no pré-shampoo? Como você pode imaginar pelo próprio nome, ele se trata de um produto utilizado antes da aplicação do shampoo. Porém, o pré-shampoo pode causar algumas dúvidas, pois existem duas variantes desse produto. Uma delas tem o objetivo de preparar o cabelo para a lavagem, promovendo uma limpeza mais profunda que a convencional. Esse tipo de pré-shampoo consegue abrir mais as cutículas, de forma a remover os resíduos de outros produtos que estejam acumulados nos fios. A outra versão do pré-shampoo, por sua vez, faz uma função no sentido oposto: ela funciona como um protetor para os fios, selando as cutículas para impedir a perda de umidade quando o shampoo é aplicado.

Como usar o pré-shampoo de limpeza pesada

O pré-shampoo deve ser o primeiro produto aplicado nos cabelos úmidos. Como este é o produto para fazer uma limpeza pesada, ele pode ser aplicado desde o couro cabeludo até as pontas, fazendo uma massagem na raiz. Sempre espalhe o produto mecha por mecha, massageando bem os fios, e esperando alguns minutos antes de prosseguir com a lavagem. Em seguida, o produto deve ser removido com água e você deve usar seu shampoo e condicionador de preferência. Para quem tem cabelo seco, a dica é fazer a hidratação antes de condicionar. Para evitar que o cabelo fique áspero e perca o brilho, recomenda-se usar o pré-shampoo uma vez a cada 15 dias, e não em todas as lavagens. Como cada cabelo reage de uma forma diferente, é sempre indicado conversar com a sua cabeleireira de confiança antes de iniciar o uso desse novo produto.

Pré-shampoo para proteger o cabelo

Diferente do pré-shampoo destinado a promover uma limpeza profunda nos fios, o pré-shampoo protetor é utilizado para reduzir o efeito de ressecamento que os shampoos podem causar. Um bom condicionador pode repor a perda da hidratação depois do uso do shampoo, mas ele não tem como prevenir que esse efeito aconteça. Os pré-shampoos protetores têm o poder de serem absorvidos pelas proteínas internas dos fios, ajudando a selar as cutículas. Na prática, isso significa um cabelo mais forte e com menos aspecto quebradiço. Se você tem cabelo cacheado, mas não consegue manter o formato definido, esse pode ser um sinal de que o pré-shampoo seria uma boa opção para você. Frizz em excesso, pontas ressecadas e fios danificados pela química também podem se beneficiar.

Como usar o pré-shampoo protetor

Disponível na forma de máscara, creme, pasta, sérum ou óleo, o pré-shampoo deve ser aplicado antes mesmo de você entrar no banho. Recomenda-se utilizá-lo a cada 15 dias para não deixar os cabelos sobrecarregados. Antes de entrar no chuveiro, umedeça os fios com um borrifador, aplique o pré-shampoo no comprimento e nas pontas e deixe agir de 3 a 15 minutos, conforme as instruções da embalagem. Em seguida, lave o cabelo como de costume. Nas versões em óleo, o pré-shampoo pode ser aplicado nos cabelos secos até mesmo algumas horas antes de você lavá-lo. Assim, para obter um efeito poderoso, você pode usar o produto à noite, antes de dormir, e lavar os fios pela manhã.

Como fazer um pré-shampoo protetor caseiro

Se você quer testar o pré-shampoo protetor em casa, você pode experimentar o óleo de coco. Para isso, aqueça um pouco de óleo no micro-ondas por 20 segundos e aplique-o mecha por mecha nos fios. Aguarde 15 minutos e lave o cabelo em seguida. Outra opção é usar uma máscara nutritiva que seja mais em conta – afinal, o shampoo vai remover a maior parte do produto, então não vale a pena gastar aquela máscara caríssima como pré-shampoo. Basta aplicá-la de forma bem generosa e enluvar os fios, deixando o produto agir por 10 minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

 

Raquel Praconi Pinzon

 

Fonte:https://www.dicasdemulher.com.br/pre-shampoo/?utm_source=webpush

Deixe um comentário