MELASMA: SAIBA O QUE É ESSA MANCHA NA PELE, OS TRATAMENTOS, E SE HÁ POSSIBILIDADE DE CURA E PREVENÇÃO

Dermatologista explica o que é o melasma e como é possível evitar e tratar as manchas

Natália Salvador

O melasma é caracterizado por manchas em tons de marrom que aparecem no rosto – com maior frequência – mas também podem surgir em áreas como colo e braços. O quadro tem grande influência da exposição ao calor e ao sol em excesso, e pode surgir no período de gestação ou devido ao uso de anticoncepcionais. O DermaClub procurou a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, Paraná, para esclarecer as melhores opções de tratamento e, principalmente, como é possível evitar as marcas. Confira!

Dermatologista explica o que é o melasma e quais são as causas

Segundo a médica, as manchas amarronzadas surgem, geralmente, nas bochechas, testa e buço após intensa exposição solar, durante a gestação e/ou uso prolongado de pílula anticoncepcional. “Outro fator que influencia o surgimento e agravamento dessas marcas é a exposição ao calor com mormaço. É comum os pacientes se queixarem que, apesar de terem utilizado filtro solar e chapéu durante o verão, observaram piora no problema. Em geral, isso ocorre pelo aquecimento da pele após exposição à altas temperaturas”, explicou.

Descubra como é possível controlar as manchas

De acordo com a dermatologista, não existe cura para o melasma, porém há diversas opções de controle. “Os cuidados se iniciam em casa, com aplicação de cremes à base de ácido retinoico ou glicólico, hidroquinona, ácido kójico, arbutin, resveratrol, entre outros. As vitaminas C e E tópicas são ótimos antioxidantes e potencializam o efeito do filtro solar, que deve ser aplicado rigorosamente a cada duas horas”, contou.

O tratamento tem continuidade no consultório, com peelings clareadores, lasers e indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA). “Estes procedimentos são bem tolerados e pouco agressivos. Ainda assim, todos devem ser realizados em clínicas por um médico dermatologista”, recomendou.

Saiba como prevenir o surgimento do melasma na pele

Apesar das tendências que estimulam o surgimento do melasma na pele, a Dra. Juliana afirmou que é possível prevenir o quadro e deu algumas dicas:

– Use filtro solar todos os dias e lembre da reaplicação;
– Evite a exposição excessiva ao sol e ao calor;
– Resfrie a pele sempre que necessário: a aplicação da água termal é uma ótima alternativa;
– Utilize proteções físicas, como chapéu e guarda-sol;
– Aposte em comprimidos antioxidantes, à base de polypodium leucotomos ou picnogenol, regularmente. Elas ajudam a prevenir os efeitos danosos de radicais livres sobre as células da pele.

Fonte:https://www.dermaclub.com.br/noticia/melasma-saiba-o-que-e-essa-mancha-na-pele-os-tratamentos-e-se-ha-possibilidade-de-cura-e-prevencao_a1903/1

 

Deixe um comentário